Ciclo de Estudos: como estudar melhor e organizar os estudos de forma flexível

Ciclo de Estudos
Template por Rizelle Anne Galvez

Para refletir


"⁶ Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano?
⁷ Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma?
⁸ Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus."

- Miquéias 6:6-8


Introdução

Estudar é uma tarefa que exige tempo e dedicação. Todavia, vivemos em uma época cheia de distrações e responsabilidades, e por conta disso muitas coisas importantes, como os estudos, são procrastinadas por conta da falta de tempo.

Nesse sentido, o ciclo de estudos, desenvolvido por Alexandre Meirelles, permite estudar de forma mais flexível, definindo quantas horas você poderá estudar e focando nas disciplinas que precisam de mais atenção. Além disso, diferente do cronograma de estudos, onde você estuda as matérias em dias fixos da semana, no ciclo de estudos você pode decidir quais disciplinas estudar, mas, tendo que passar por todas as disciplinas. Portanto, se você ficar um dia sem estudar, você não vai precisar esperar uma semana para estudar a disciplina daquele dia, e além disso, você vai ter que estudar até as disciplinas que você não gosta. Nada de procrastinar disciplinas por aqui!

Dessa forma, neste artigo, aprenda como montar um ciclo de estudos para estudar melhor e organizar os estudos de forma flexível.

Leia também: 3 erros ao estudar com o Método Pomodoro.

O que é um ciclo de estudos?

Um ciclo de estudos é um período ao qual todas as matérias definidas por você devem ser estudadas em um determinado tempo. A duração do seu ciclo será a soma das horas diárias de estudo que você estipular na semana. Por exemplo, se você pretende estudar 3h por dia durante os 7 dias da semana, então o seu ciclo terá 3 * 7 = 21h. Mas, lembre-se, você não precisa necessariamente estudar os 7 dias da semana ou estudar em todos os dias a mesma quantidade de horas. O ciclo de estudos é flexível, você deve adaptá-lo a sua rotina. O recomendado é apenas que o ciclo de estudos não deve durar mais de uma semana.

Além de ter uma duração para o ciclo, cada disciplina terá uma quantidade de horas que deverá ser estudada no ciclo. Quando você atingir essa quantidade de horas, então você não poderá mais estudar aquela disciplina até que um novo ciclo seja iniciado. Logo, assim que todas as disciplinas do ciclo forem concluídas, você iniciará um novo ciclo e todas as matérias poderão ser estudadas novamente.

Mais adiante irei explicar como montar o seu ciclo de estudos.

Publicidade

Por que utilizar ciclo de estudos?

Como dito anteriormente, o ciclo de estudos permite flexibilizar a rotina de estudos e dar enfoque nas disciplinas que precisam de mais atenção. Desse modo, segue algumas das vantagens de estudar com ciclo de estudos:

  • Todas as disciplinas devem ser estudadas, mesmo as que você não gosta;
  • Você estará sempre estudando todas as disciplinas, o que favorece o entendimento dos conteúdos;
  • Caso haja algum imprevisto, o impacto na sua rotina de estudos será menor, já que você não vai precisar esperar uma semana para estudar a disciplina deste dia novamente;
  • Define pequenas metas, o que motiva o aluno a completar o ciclo de estudos, e cada vez mais rápido;
  • Não exige uma hora específica para estudar.

Quais as desvantagens do ciclo de estudos?

  • Exige mais disciplina: já que pode ser iniciado a qualquer momento, as pessoas podem acabar deixando para depois e acabar passando o dia sem estudar;
  • Você pode acabar se embolando nos seus primeiros ciclos.

Como montar um ciclo de estudos?

O primeiro passo para montar o seu ciclo de estudos é definir quais as disciplinas que você vai estudar. Após isso, defina a quantidade de horas do seu ciclo; quantas horas por dia você está disposto a estudar?

Tendo isso em mente, você deve distribuir o total de horas do seu ciclo para cada disciplina, deixando as que você tem mais dificuldade ou que são mais extensas com mais horas, e as que você já conhece melhor com menos. Veja o exemplo abaixo:

Ciclo de 28h
Matemática 8h
Português 4,5h
Inglês 3,5h
Química 7h
Biologia 5h

Nesse exemplo, eu coloquei as matérias de forma genérica, mas nada impede você de destrinchá-las em subtópicos. Ademais, o recomendado é que, pelo menos no início, você adote blocos de 1h a 2h30 para cada disciplina, e com o passar do tempo, caso já esteja finalizando a disciplina, você poderá até fazer blocos menores do que 1h.

Veja um exemplo de como poderia ficar o ciclo dividido em blocos menores:

Ciclo de 28h
2,5h
Matemática
2h
Inglês
2,5h
Química
2,5h
Português
2,5h
Biologia
2,5h
Matemática
2,5h
Química
1,5h
Matemática
1,5h
Inglês
2h
Química
2h
Português
2,5h
Biologia
1,5h
Matemática

A ideia é que você intercale as disciplinas e estude começando da primeira linha, da esquerda para direita, para diversificar as disciplinas estudadas no dia e não acabar estudando, por exemplo, dois blocos de matemática no mesmo dia. Observe que as disciplinas da linha de cima estão praticamente alinhadas com as que estão na linha de baixo. Lembre-se disso ao montar o seu ciclo.

Como distribuir as horas para cada disciplina

Se você estiver em dúvida de quantas horas deve dedicar a cada disciplina, você pode utilizar a seguinte estratégia:

Péssimo Ruim Mais ou menos Bom Ótimo
5 4 3 2 1
  1. Defina a dificuldade de cada disciplina: dê uma nota de 1 a 5 para cada uma de acordo ao seu conhecimento com base na tabela acima;
  2. Some todas as notas que você deu;
  3. Divida o total de horas do seu ciclo pelo somatório das notas;
  4. Multiplique este valor pela nota de cada disciplina e você terá a quantidade de horas que deve estudar em cada uma.

Obs: provavelmente os resultados não serão exatos, portanto, sinta-se a vontade para fazer aproximações.

Publicidade

Dicas para estudar com ciclo de estudos

  • Com o passar do tempo, caso você fique muito adiantado em alguma matéria do que em outra, transfira horas de uma para a outra, assim você equilibra o seu ciclo (O autor do método chama isso de Robin Hood);
  • Comece a estudar de onde você parou: se a última disciplina que você estudou no dia foi Português e você não conseguiu bater as horas definidas ainda, no dia seguinte, comece por Português;
  • Mantenha uma ordem, intercalando as áreas: não estude todas as disciplinas de exatas, para depois estudar as disciplinas de humanas. Você pode notar isto na tabela do exemplo anterior;
  • Adicione mais matérias conforme se sentir confortável;
  • Não comece estudando com muitas matérias. Vá adicionando matérias novas aos poucos, transferindo as horas de matérias mais adiantadas para elas (Robin Hood);
  • Se você gosta de fazer resumos bem elaborados, faça-os fora do seu ciclo de estudos;
  • Se você estuda para coisas diferentes (por exemplo, concursos diferentes), monte apenas um ciclo de estudos com as disciplinas misturadas.

Onde fazer o ciclo de estudos: Papel X ClickUp

Se você é uma pessoa tradicional, sinta-se livre para rabiscar e fazer tudo no papel. Você pode escrever os nomes das matérias e colocar quadradinhos do lado de cada uma, sendo que cada quadradinho pode representar 1h ou 30min de estudo. Dessa forma, você pode ir marcando os quadradinhos conforme for estudando e quando finalizar o ciclo pode apagar as marcações e começar novamente. Se for fazer isso, lembre-se de usar caneta para anotar os nomes das matérias e desenhar os quadradinhos e lápis para marcar os quadradinhos.

Todavia, se você prefere utilizar o computador ou o celular, você pode utilizar várias ferramentas para montar o seu ciclo. A ferramenta que eu uso é o ClickUp, uma aplicação onde você pode criar listas, documentos, adicionar tarefas, subtarefas, prioridades, datas, progresso, status e muito mais.

No ClickUp você pode criar listas e adicionar as disciplinas que você deve estudar, classificando-as da forma que você quiser; isso ajuda a saber quais disciplinas você já estudou. Além disso, você pode criar subtarefas nas disciplinas e cronometrar o seu tempo de estudo, o que ajuda bastante para estudar com ciclos, ainda mais utilizando a extensão para navegadores.

Veja abaixo um exemplo de um modelo que eu montei:

Meu ciclo de estudos para o ENEM feito no ClickUp.

As disciplinas com o status "To do" são as disciplinas que eu ainda tenho para estudar no ciclo; as que tem o status "In progress" são as que eu estou estudando; e as que eu já finalizei vão para "complete". Aqui não estão aparecendo pois eu as deixei ocultas.

Veja que você pode tanto cronometrar o seu tempo de estudo, quanto definir a quantidade de horas que você deve estudar. Após terminar o ciclo, basta zerar as horas e mudar o status de todas as disciplinas para "To do". Você pode colocar o nome que você quiser nos seus status, e além disso, pode criar outros.

O progresso ao lado das disciplinas indica o meu andamento. Conforme eu for finalizando os capítulos de um livro ou os assuntos que devem ser estudados, a porcentagem vai crescendo.

Você também pode ver os detalhes dos itens e fazer comentários, anexando imagens, links, vídeos, etc. Pode até mesmo utilizar a linguagem Markdown.

Detalhes da disciplina de História no ClickUp.

Caso queiram que eu escreva um artigo explicando como utilizar o ClickUp, digam nos comentários.

Conclusão

Portanto, nota-se que o ciclo de estudos é uma ótima forma de estudar, já que foca nas disciplinas mais importantes e exige que o estudante veja todas as disciplinas. Ademais, o seu ciclo pode ser alterado a qualquer momento e você pode personalizá-lo de acordo a sua rotina. Caso deseje se aprofundar no assunto, veja os materiais que eu utilizei como referência.

Você já utilizou ou utiliza ciclos de estudos? Qual método de estudo você utiliza? Deixe nos comentários.

Conheça também o método Pomodoro e saiba quais são os 3 erros ao estudar com o Método Pomodoro.

Referências


Paypal badge Instagram badge Github badge Pinterest badge Linkr badge

Comentários

Postar um comentário

Você também pode gostar